O Vidigal atrai um número cada vez maior de cariocas e turistas, em busca de diversão, diversidade, belezas naturais e novas formas de vivenciar a cidade. Desde os anos 70, é a favela preferida dos artistas e está localizado na direção para o qual os espectadores olham quando vão aplaudir o pôr do sol. Além de possuir uma das mais belas vistas da zona sul carioca, o local possui muitas outras atrações. Confira alguns destaques da comunidade do Morro Dois Irmãos:
Arvrão:
É considerado o ponto central da favela. Localizado no topo do Vidigal, o local ganhou esse nome por causa de uma grande árvore que se destaca em relação às outras. Antes da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em 2012, a área era o verdadeiro quartel-general dos traficantes. Hoje, a praça foi revitalizada. Há bares, restaurantes, hostels e lojas. Vale destacar que o Arvrão conta com um mirante com vista para as praias do Leblon, de Ipanema e para a Lagoa Rodrigo de Freitas. "É um lugar incrível. Não tem só becos e vielas. É um bairro pobre, mas encontro tudo que preciso aqui. O morro atrai pessoas dos mais diferentes estilos. Isso é inspirador", conta James Cesari, produtor cultural.
Trilha do Morro Dois Irmãos:
O caminho que liga o Vidigal ao Morro Dois Irmãos é uma das principais atrações da região. A trilha com 1,6 km de extensão é considerada leve e a recompensa final é garantida com uma vista panorâmica da cidade maravilhosa. "Num fim de semana de sol, chego a levar até 150 visitantes para fazer o tour completo que leva cerca de 2h30", conta Luiz Antônio Soares, guia turístico local. Qualquer pessoa com saúde normal pode fazer essa trilha, que pode ser percorrida até mesmo por crianças, com a orientação de um adulto. O importante é ter fôlego para subir desde a Avenida Niemeyer até o pico dos 533 metros do morro.
Noite na favela:
Quando o sol se põe, o Vidigal continua fervendo. As festas que acontecem no local chamam a atenção tanto dos turistas, quanto dos cariocas. Todo fim de semana DJs agitam as pistas até o amanhecer, com muita MPB, hip hop, black music e música eletrônica. "As festas já aconteciam antes da pacificação, então, para mim, não mudou muita coisa. Na verdade, a noite carioca carecia de novos locais para baladas e a comunidade satisfez o desejo por um local inusitado. Aqui é a minha segunda casa", afirma o DJ Arthur Cunha.
Como chegar:
Além de carro, táxi e mototáxi, o acesso também pode ser feito através de ônibus regulares que saem do Centro e da Zona Sul em direção à Zona Oeste. A subida do Vidigal fica na Avenida Niemeyer. Algumas linhas são:
Linha 382 - Carioca X Piabas
Linha 360 - Carioca X Recreio
Linha 557 - Copacabana X Rio das Pedras
Divirta - se!
Adorei a dica e as fotos estão maravilhosas!
ResponderExcluirÓtima matéria! Sempre tive curiosidade de conhecer o Vidigal.
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer o Vidigal, inclusive está na hora de combinarmos um passeio por lá.
ResponderExcluirMuito legal! Adoro o Arvrão!
ResponderExcluirAchei muito interessante o post sobre o Vidigal. Para quem nunca teve contato com a localidade fica aquele receio de ir pela questão da violência propagada pelos principais veículos de mídia, e acabamos esquecendo os fatores atrativos do local e as pessoas que ali moram.
ResponderExcluirFiquei muito interessado sobre a trilha que leva ao morro Dois Irmãos e pretendo fazê-la em breve.
Muito bom ! Parabéns !
Nao imaginava que fosse tao incrível. Parabéns pela matéria!
ResponderExcluirMuito legal saber de roteiros de passeio diferentes do usual! O Vidigal é uma opção - linda! - para quem quer ver o Rio sob novos ângulos :) Beijos, adorei a dica.
ResponderExcluirSua inciativa de mostrar as atrações incríveis de lugares que ainda são marginalizados, como as comunidades, é louvável! Parabéns!!
ResponderExcluirNossa, que vista mara! Quem tirou as fotos da vista do arvrão?
ResponderExcluirMuito linda essa vista do Arvrão!
ResponderExcluir