quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Rio de Rapoport


Está em cartaz no Centro Cultural dos Correios a exposição em homenagem ao artista carioca Alexandre Rapoport. A mostra reúne 40 obras inéditas, com técnicas e formatos variados, que mostram uma visão peculiar, lúdica e bem humorada sobre aspectos presentes na cultura carioca, como o futebol, praia, carnaval, circo e música. O artista é considerado um discípulo do surrealismo e seu trabalho possui relevância internacional. 
Arquiteto, pintor, desenhista e gravador. Rapoport nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Autodidata, começou a pintar antes mesmo de entrar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ. Conheceu Cândido Portinari, cuja influência permanece viva em suas obras até hoje. De 1956 até 1972, dedicou-se ao Desenho Industrial no mercado nacional e estrangeiro. 
Além do Brasil, seus trabalhos integram acervos de coleções particulares e de instituições públicas de várias partes do mundo como nos Estados Unidos, países da Europa, África e Oceania. Até 21 de setembro. Entrada gratuita. Informações sobre endereço e horários de funcionamento estão disponíveis no site: www.correios.com.br.




4 comentários:

  1. Não conheço o artista, mas fiquei interessada só de saber que ele era amigo de Cândido Portinari. A Caixa Cultural sempre promove boas exposições!

    ResponderExcluir
  2. Mesma coisa que a Gabriela. Pelo simples fato de ele ser "autodidata" já me instiga a procurar mais a respeito. Acredito que, principalmente no mundo da arte, quanto menos influências de fora você tiver - isso inclui possíveis imparcialidades de professores, por exemplo - mais pura será a sua arte, sua profissão. Se tratando de surrealismo, acredito que realmente valha a pena dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Fui ver essa exposição e me encantei! As obras são realmente lindas!!

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante. Fiquei com vontade de conferir =D

    ResponderExcluir