domingo, 23 de novembro de 2014

O Santa Marta é POP!

Um morro cada vez mais integrado com a cultura e o  turismo




Entre as centenas de favelas cariocas, talvez a Santa Marta seja a que tenha o maior apelo turístico. Localizada em Botafogo, coração da Zona Sul do Rio, a comunidade já foi cenário de clipes 
musicais, filmes e programas de TV. Quem vive por lá já se acostumou com o entra e sai de turistas e até mesmo de celebridades brasileiras e internacionais. 

Antes mesmo da pacificação do morro, Michael Jackson já havia transformado o local em atração turística ao gravar o clipe da música "They don't care about us" (1996). Desde então, outras estrelas também passearam pelos becos e vielas do local. Madonna, Beyoncé, Alicia Keys e Hugh Jackman são apenas alguns exemplos. 



Alguns moradores se capacitaram e passaram a atuar como guias locais. Porém, muitos turistas sobem o morro sem o acompanhamento de nenhum profissional. Não há problema algum nisso. Com a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora - a 1° experiência do Estado - os índices de criminalidade reduziram e não há a presença ostensiva de traficantes armados. 



"Faço o tour pela comunidade desde 2007. Depois da UPP, teve um fluxo maior de turistas por aqui. Recebo pessoas de toda parte do mundo interessadas em conhecer nosso estilo de vida e essa vista deslumbrante da cidade maravilhosa", relata o guia cultural Thiago Firmino. O tour completo dura cerca de duas horas e o preço varia de acordo com o tamanho do grupo e o dia da semana escolhido.
O passeio começa subindo a favela a bordo do Plano Inclinado. É uma espécie de elevador com cinco estações que leva 10 minutos até o topo. Lá de cima a vista é espetacular: o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara são apenas alguns destaques. 



A "Laje do Michael" é a principal atração turística do Santa Marta. O espaço de 110 metros quadrados serviu de cenário, em fevereiro de 1996, para gravação de um videoclipe do astro, com direção de Spike Lee. "Esse dia foi uma loucura. As pessoas passavam mal, algumas até desmaiavam de emoção. As entradas da comunidade foram fechadas e os fotógrafos se escondiam pelas matas. Nunca irei esquecer", conta Salete Martins, 41 anos, dona de uma loja de artesanato local.  A laje foi revitalizada e ganhou uma estátua de bronze, em tamanho real, assinada pelo cartunista Ique, um mosaico de pastihas criado por Romero Britto e um painel de grafite em estêncil feito pelo artista da comunidade Swell. 






Além do famoso espaço, há outros pontos turísticos na comunidade. O turista pode visitar a Casa de Cultura Dedé que oferece cursos de audiovisual, música e cultura para crianças e jovens. Outro destaque é a multicolorida Praça do Cantão. O espaço foi tranformado por meio do prrojeto "Favela Paiting" dos holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn. Por fim, o visitante ainda pode curtir uma roda de samba na Quadra da Unidos do Santa Marta. 



Como chegar:

A entrada da favela é na Rua São Clemente, na altura do número 307, próxima ao Posto Shell. Está a dez minutos da Estação Botafogo do metrô.


3 comentários:

  1. Muito boa a indicação! É um local de fácil acesso e com visual deslumbrante :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui ao Santa Marta, mas tenho muita vontade de conhecer! A vista deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa matéria, as suas fotos ficaram muito boas! Queria muito ter ido nesse dia, mas não faltarão oportunidades

    ResponderExcluir